sábado, 22 de outubro de 2011

Inesquecível



E faz hoje dois meses que terminou uma experiência marcante. 
Faz hoje dois meses que uma etapa da minha vida e daqueles com que tive a honra de partilhar estas vivências e aprendizagens terminou.
 

Há dois meses foi isto que aconteceu...


O que íamos comer? Como iríamos ser acolhidos? O que vamos encontrar por Espanha? Com que obstáculos nos iríamos confrontar? Como são as jornadas? Será verdade o que dizem? Que é uma experiência capaz de nos transformar? Estas eram algumas das muitas dúvidas que nos assombravam antes de partirmos.
Mas a caminhada começou muito antes. Longos meses de trabalho árduo antecederam o dia 10 de Agosto de 2011, o dia que marcou o início da nossa peregrinação. Longos meses em que a comunidade paroquial e o grupo de jovens se uniram para trabalhar e angariar fundos para concretizar um objectivo comum: Levar o nome da paróquia de (.......) ao maior encontro de jovens cristãos de todo mundo - as Jornadas Mundiais da Juventude.
Ao chegarmos a Granada, para as pré-jornadas, vimos o que realmente é a igreja católica, o que é ser cristão! Ser Cristão é acolher, é abrir a nossa vida ao outro, é confiar, é amar e ser amado. E as nossas famílias de acolhimento - a quem desde já agradecemos muito, não só por nos terem acolhido mas também por nos terem feito crescer tanto a nível espiritual e individual - conseguiram mostrar-nos isso. Mostraram-nos que ser cristão não é só dizer eu acredito e ir á eucaristia!
 Eles abriram-nos as portas das casas deles; deram-nos a conhecer as suas vidas, a sua cultura e o seu povo, sem nos conhecerem. Fizeram-no porque somos todos cristãos; deram-nos tanto e nunca pediram nada em troca, essa sim é a nossa essência, a essência do cristão.
Foi de arrepiar, termos percebido que não estamos sozinhos, que não somos “ os únicos malucos” a acreditar, como diz o nosso amigo, o senhor Padre R. M . A ele também queremos agradecer, por ter sempre acreditado em nós, por nos ter, juntamente com os nossos queridos animadores, dado a força e as palavras de coragem que precisávamos para continuar a lutar.
Em Madrid conseguimos ver que nós, jovens de todo o Mundo, fomos capazes de lutar contra todas as barreiras físicas, culturais, linguísticas e financeiras e encontramo-nos todos para viver esta experiência, para gritarmos ao mundo que amamos e acreditamos em Deus!
Na nossa viagem, conhecemos uns jovens de Guimarães, aos quais também é indispensável um grande muito Obrigada, porque sem a companhia deles esta experiência não teria sido igual. Também eles se tornaram parte fundamental da nossa peregrinação.
É importante referir que não tínhamos conseguido cumprir esta missão, sem a vossa preciosa ajuda, vocês comunidade de O. do D., que sempre estiveram presentes para nos apoiarem, juntamente com o nosso pároco A. J., foram os nossos grandes pilares.
Gostaríamos de agradecer ao Beato João Paulo II que tomou a iniciativa de criar este fantástico encontro de jovens cristãos, que nos permitiu alargar horizontes e firmar-nos na nossa fé, assim como ao santo padre Bento XVI por todo o incentivo e palavras de coragem que nos transmitiu durante os seus discursos.
O lema destas JMJ Madrid 2011 foi: “ enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, citação de são Paulo nas sagradas escrituras. É seguro dizer que depois desta experiência, estamos com certeza mais firmes na nossa fé, nas nossas crenças, mais seguros de que não estamos sozinhos, de que Deus nos acompanha diariamente nas nossas lutas e caminhadas. 

Há dois meses as duvidas perseguiam-nos.Hoje as certezas enchem-nos de força e coragem para continuarmos o nosso percurso.

2 comentários:

  1. A falta que eu sinto destes dias.. muito sinceramente penso neles todos as semanas, penso no que fiz, no que podia ter feito, no quanto fui feliz nessas quase duas semanas..
    Nunca me tinha sentido tao livre, tao leve!
    Aprendi mesmo muito nestes dias. Sempre que olhava para o meu lado e via tanta gente sentia-me mesmo FELIZ por poder estar lá, era uma sensac,ao optima **
    Estes dias vao ficar para sempre no nosso corac,ao, Beas de Granada e Madrid ficarao para sempre aqui <3

    ResponderEliminar
  2. Exactamente minha S. =D
    como o D. disse ' só quem está quem dentro é que sabe!'. Nós fomos umas sortudas por termos tido a oportunidade de viver as jornadas!
    Obrigada por tudo princesa! <3

    ResponderEliminar